Google

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Galinha com Molho de Alho

Ingredientes: - uma galinha com cerca de 1½ kg
- 250g de toucinho defumado
- 1 chouriço pequeno
- 4 cenouras grandes descascadas
- ½ couve lombarda cortada em fatias
- 1 aipo
- um ramo de cheiros (facultativo)
- 4 batatas descascadas
- 4 colheres (de sopa) de salsa picada


Ingredientes do molho:
- 2 gemas de ovo
- 4 dentes de alho
- 1 colher (de chá) de mostarda francesa
- 1 colher (de sopa) de vinagre de vinho branco
- sal e pimenta
- 3 dl de azeite


Modo de preparar:
Limpe a galinha e coloque-a, juntamente com o toucinho defumado e o chouriço, numa caçarola antiaderente. Acrescente água suficiente para cobri-la, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Com uma escumadeira retire a espuma que vai se formando à superfície.
Adicione as cenouras, a couve, o aipo e o ramo de cheiros, e certifique-se de que fiquem submersos pelo caldo. Deixe ferver em fogo lento durante 20 minutos com a caçarola parcialmente coberta. Junte as batatas e cozinhe por mais 40 minutos até a galinha e os vegetais estarem tenros.
Enquanto isso, prepare o molho de alho:
Numa batedeira ponha as gemas, o alho, a mostarda, o vinagre, o sal e a pimenta e bata até obter um creme pálido. Com a batedeira em funcionamento adicione o azeite em fio, até o molho engrossar. Se ficar muito espesso, junte um pouco do caldo do cozimento da galinha.
Retire as carnes e os vegetais da caçarola, com a ajuda de uma escumadeira. Escorra-os bem, enrole-os em folha de alumínio e deixe repousar, no forno, a uma temperatura baixa.
Coe o caldo do cozimento para dentro de outra caçarola, junte a salsa, tempere com sal e pimenta e leve a ferver, em fogo forte, até o caldo reduzir à metade.
Trinche a galinha, corte o toucinho defumado em cubos e o chouriço em rodelas e coloque numa terrina grande, juntamente com os vegetais. Regue com um pouco de caldo e sirva acompanhado com o molho de alho, arroz e batatas fritas.


http://net-mulher.com/showthread.php?t=6909

Sem comentários: